Espanhol treinado por brasileiro é campeão do Banana Bowl 18 anos


40148986653_561fb9de3e_oO espanhol Nicolas Alvarez Varona fez valer sua condição de principal favorito e faturou o título da categoria 18 anos da 49a edição do Banana Bowl, neste sábado, no saibro da Sociedade Recreativa Mampituba, em Criciúma. Na decisão, o tenista, que é treinado pelo técnico brasileiro Cristiano de Oliveira Pinto, venceu o francês Harold Mayot por 6/4 e 6/2.

Entre as meninas, a francesa Diane Parry, cabeça de chave número 1, também confirmou seu favoritismo e sagrou-se campeã ao superar a norte-americana Hurricane Tyra Black por duplo 6/2.

“Estou muito feliz por ganhar aqui, me senti jogando em casa, com o apoio de todo o público, agora é pensar no Brasil Juniors Cup”, afirmou Nicolas, que disputará o GA de Porto de Alegre na próxima semana.

Nicolas é um dos principais nomes da nova geração espanhola. Ele entrou para a história do tênis mundial em 2016 ao se tornar o tenista mais jovem a pontuar na ATP com 14 anos e três meses, superando o recorde do canadense Felix Aliassime, que era três meses mais velho quando atingiu o feito.

O tenista de 17 anos também já teve propostas para treinar na academia de Rafael Nadal, no Centro de Alto Rendimento de Barcelona – de onde saiu o ex-top 5 Tommy Robredo e por onde passou Pablo Carreño Busto, ex-top 10 – e na academia de Patrick Mouratoglou, treinador da Serena Williams, e recusou todas para permanecer com o técnico brasileiro Cristiano.

“Tenho certeza de que fiz a escolha certa, ficando com meu pessoal, com o Cristiano. Nossa relação é muito mais que de treinador e pupilo, ele é como parte da minha família”, destacou Nicolas. “Vários tenistas bons também saíram de academias pequenas, como o próprio Nadal e o [Roger] Federer”, recordou.

Parceria com técnico brasileiro completará 10 anos

A parceria entre Nicolas e o técnico brasileiro Cristiano Pinto começou quando ele tinha oito anos de idade, na pequena cidade espanhola de Burgos. Depois de trabalhar seis anos em Portugal, com o pai do tenista português Pedro Souza, Cristiano decidiu mudar-se para a Espanha e montou sua própria academia.

“Eu aluguei um galpão que não tinha nada, eu mesmo pintei as quadras, comprei as tintas e pintei com rolinho. Eu fiz um orçamento e para fazer uma quadra saía 17 mil euros e eu não tinha esse dinheiro. Mas eu tinha um aluno que era construtor, que me ajudou, e consegui fazer duas quadras com 7 mil euros”, contou Cristiano, que, além de Nicolas, também treina outros dois tenistas espanhóis talentosos, Alejandro Garcia Carbajal e Mario Mansilla.

“Minha relação com os três é de família, eu frequento muito a casa deles. Os pais do Nicolas são como meus pais na Europa, o Miguel e a Josefina. Quando ele fez seu primeiro ponto na ATP com 14 anos e 3 meses e entrou para história como o tenista mais novo a pontuar na ATP, no dia seguinte ele perdeu, nós estávamos construindo a academia na época e eu o levei lá para pintar. Ele estava recebendo mensagens de felicitações e estava lá pintando a quadra comigo para saber valorizar as coisas”, revelou Cristiano, que conta com uma equipe qualificada para dar suporte aos seus atletas, entre o ex-número 2 do mundo Alex Corretja.

“São três treinadores que foram formados comigo, Guillermo Anton, Rodrigo Pinto e Kevin Borges, o preparador físico Luis Martin, os fisioterapeutas David e José, o David Lagos, nutricionista do Atlético de Madrid, e o Xavi Segura e o Alex Corretja como managers”, enumerou. “Minha esposa, Ana Paula, também é como uma mãe para eles, cozinha, lava a roupa deles, é um projeto família mesmo”, ressaltou o treinador, que revelou que a equipe está de mudança para Valencia.

“Eu recebi uma proposta boa para irmos para Valencia, nós também sentimos a necessidade de crescer, mas os três vão comigo. Vão morar na minha casa lá. Somos realmente uma família”, finalizou.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s