O 42º Banana Bowl teve suas primeiras surpresas nesta terça-feira com a eliminação de cabeças de chave como os brasileiros Beatriz Haddad Maia e Thiago Monteiro, da Academia de Larri Passos e do Projeto Olímpico Rio-2016, e contou com boas atuações de Gabriel Friedrich e Laura Pigossi, que se garantiram nas oitavas de final da categoria 18 anos, que é disputada no Itamirim Clube de Campo, em Itajaí.
Mais tradicional torneio juvenil do tênis brasileiro, o Banana Bowl muitas vezes vê favoritos ficando pelo caminho e foi o que se repetiu com Beatriz Haddad Maia, cabeça de chave 16, que não conseguiu fazer um bom jogo e perdeu em simples para a norte-americana Louisa Chirico por 6/4 e 6/0.
Thiago Monteiro era o cabeça de chave 1 na categoria 18 anos masculina e começou melhor em quadra para vencer o primeiro set, mas não conseguiu manter o ritmo e acabou eliminado pelo italiano Pietro Licciardi com parciais de 2/6, 6/4 e 6/3.
E se o dia não foi dos melhores para os cabeças de chave, quem soube tirar proveito e eliminar mais um favorito foi o brasileiro Gabriel Friedrich, que eliminou o japonês Kaichi Uchida, cabeça de chave 2 do torneio, por 2 sets a 1, com parciais de 7/6(5), 4/6 e 6/1. O próximo adversário de Friedrich será o italiano Federico Maccari nesta quarta-feira, não antes das 11h.
“Sabia que era um jogo duro, conhecia o cara já. Mas desde ontem vinha falando com meu técnico sobre as táticas para usar no jogo , dormi sabendo o que fazer. Acordei bem, estava muito confiante para o jogo”, afirmou Gabriel Friedrich após a vitória.
“Todo mundo joga bem, todo mundo pode ganhar de qualquer um. Não tem essa de favorito”, completou o tenista que treina desde agosto do ano passado no Instituto Gaúcho de Tênis (IGT).
Responsável por abrir a quadra central, Laura Pigossi não deu chances para a italiana Candelaria Sedano-Acosta e cedeu apenas um game na partida, vencendo com parciais de 6/0 e 6/1 para ir às oitavas de final enfrentar a belga Elke Lemmens, cabeça de chave 6, a partir das 9h30.
“Eu joguei super bem hoje. A menina jogou bem melhor ontem, hoje não conseguiu jogar o melhor dela, eu entrei bem e fiz o que tinha que fazer. Acho que tenho que ir jogo a jogo, ponto a ponto e fazer o meu melhor”, afirmou Laura Pigossi.
Nesta quarta-feira a rodada do Banana Bowl na categoria 18 anos será disputada a partir das 9h30 no Itamirim Clube de Campo, em Itajaí. Já as categorias 12, 14 e 16 anos têm início às 11h no Bela Vista Country Club, em Gaspar.
André Sá organiza jogo de futebol no Bela Vista
O tenista mineiro André Sá, atual 47º do mundo no ranking de duplas, vai organizar um jogo de futebol ao lado do presidente da Federação Catarinense de Tênis (FCT) e técnico Rafael Westrupp no Bela Vista Country Club, em Gaspar, local que recebe as partidas das categorias 12, 14 e 16 anos do Banana Bowl. O evento vai ocorrer a partir das 19h.